Como Gente e Gestão pode ajudar a prevenir os principais riscos legais do trabalho remoto?
De um dia para o outro, o trabalho remoto virou uma realidade para boa parte das empresas, por conta do isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19.
Embora previsto pela CLT, tanto as empresas como os colaboradores precisam se adaptar para executar suas funções à distância. De um lado, é preciso garantir que os funcionários tenham condições de realizar suas tarefas, assegurar o cumprimento dos processos internos e a adequação aos parâmetros legais. Por outro, os colaboradores devem participar ativamente da nova cultura de trabalho, entendendo seus direitos e deveres.
É neste cenário que entram dois fatores essenciais para garantir a seguridade de dados e a integração de pessoas e processos mesmo longe do escritório físico: o trabalho ativo de gente e gestão e o uso de sistemas eficientes de gerenciamento de acessos.
Muito embora a maior parte das atividades de gestão de acessos seja responsabilidade da TI ou segurança da informação, o time de RH (gente e gestão) deve agir como o orquestrador de uma das fases mais importantes do processo (a administração da identidade), uma vez que os eventos mais importantes acontecem primeiro no RH (Sistema de folha). As principais ações realizadas por essa equipe são:
- Admissão: “Nascimento” de um usuário de rede e e-mail;
- Afastamento ou férias: Bloqueio dos acessos do usuário à rede, VPN e e-mail;
- Promoções ou transferências: Mudança de área, gestor e de responsabilidades (revogação dos acessos anteriores e atribuição de novos acessos);
- Desligamento: Bloqueio dos acessos.
Listamos abaixo as principais práticas que ajudam a prevenir os principais riscos legais do trabalho remoto:
1. De olho na jornada de trabalho
2. Bloqueios temporários de acesso
Uma das formas de proteção é estabelecer um processo de verificação contínua de identidades e permissões oferecidas como, por exemplo, a “recertificação de acessos”, um processo automatizado que periodicamente revalida determinados acessos, mantendo ou revogando os mais diversos tipos de solicitações e tornando-se um aliado importantíssimo da governança.
Com seu controle centralizado e detalhado de inúmeros tipos de acessos a redes, sistemas internos e nuvem, o CAP Platform da Iteris é capaz de bloquear acessos conflitantes (SoD) e auxiliar na concessão e revogação das solicitações, o que o torna um grande aliado em decisões estratégicas para continuar com o trabalho remoto da maneira mais segura possível.
3. Bloqueios temporários
Investir na integração entre os times de TI e Gente e Gestão e em sistemas que permitem a padronização automatizada dos acessos auxilia na redução de tarefas manuais nos casos de afastamento temporário, graças ao gerenciamento virtual da identidade do colaborador. Fora isso, garante que a empresa esteja alinhada às normas da CLT.
4. Mitigar problemas de desvio de função
- Excesso de horas extras não pagas;
- Periculosidade;
- Insalubridade não paga;
- Não recebimento de salário durante o período de desvio de função.
Por isso, uma dica importante: esteja sempre atento aos seus funcionários e às funções que eles exercem.
Para saber mais sobre as vantagens do CAP Platform para sua empresa, clique aqui.