Artigo

Como os sistemas de gestão de acesso combinam segurança de dados e eficiência nas operações da empresa?

Sem categoria
03 dez 20 2 min de leitura

Segurança da informação está na ordem do dia para as empresas de diversos segmentos. Com a expansão do trabalho remoto, a integração entre as áreas de TI e RH se faz cada vez mais necessária para garantir a seguridade dos dados e o gerenciamento efetivo de acessos a sistemas e recursos empresariais mesmo à distância.

Se por um lado as tecnologias integradas e a nuvem nos permitem acessar recursos de qualquer lugar ou dispositivo, também temos que lidar com o fato de que as companhias estão sujeitas ao vazamento de dados, roubo de credenciais e de identidade.

É aí que, dentre uma série de medidas necessárias, entra o Access Management, conceito que se baseia em uma operação guiada pelo uso de plataformas, padrões e protocolos integrados que regulam o gerenciamento de acessos e identidades de uma organização.

Acesso certo, na hora certa, para a pessoa certa

Na prática, os sistemas de Identity and Access Management permitem que as equipes de TI e RH tenham eficiência ao prover e revogar acessos a redes, dispositivos, plataformas e bancos de dados. E, ao auxiliar na construção de políticas de segurança cada vez mais robustas, acabam por diminuir riscos legaiscustos operacionais e a insatisfação dos usuários finais que dependem dos acessos para executar suas funções.

Ao fornecer o controle remoto de permissões e informações de maneira centralizada, o CAP Platform, solução Iteris, é um aliado das companhias em duas principais frentes: minimização de riscos de compliance, trabalhistas e de reputação e, ao mesmo tempo, na substituição das atividades manuais e de baixo valor por mais eficiência e produtividade.

Decisões estratégicas para superar desafios

Apesar das vantagens, ainda há barreiras para a implantação de sistemas de gerenciamento nas empresas brasileiras, que podem ser vencidos através de decisões estratégicas dos líderes de negócios ao iniciar a transformação digital. Uma delas é promover a substituição, em todos os níveis, da cultura de abrir chamados e realizar operações processuais via e-mail, concentrando-as em sistemas que garantam sinergia entre padronização, agilidade e integração na liberação de acessos.

Também há a existência dos silos tecnológicos, que é quando o fluxo de informações de uma companhia encontra obstáculos: na maior parte das vezes, isso ocorre por conta de sistemas e aplicativos incompatíveis ou que não se comunicam entre si, impactando na efetividade das decisões tomadas pelos gestores. Nesses casos, é preciso encontrar soluções para quebrar esses bloqueios, como o uso de RPA (Automação Robótica de Processos), para que os dados cheguem aos responsáveis pelas tarefas essenciais ao processo de maneira cada vez mais integrada.

Por fim, para uma transformação cultural integrada, ganhe o apoio da alta direção. Com apoio e engajamento de diversos setores da empresa, além claro do CIO ou do Security Officer (CISO), as chances de sucesso são muito maiores e o produto final será uma empresa com um programa de gerenciamento de acessos estruturado e um roadmap de evoluções consistente, levando seu nível de maturidade para patamares de benchmark internacionais.

Para conferir as vantagens do CAP Platform para sua empresa e saber como podemos ajudá-lo a superar os desafios de implantação, clique aqui.