Artigo

Procurement That Flows™: Conheça as 3 etapas para garantir o impacto estratégico da área de compras

Sem categoria
18 nov 20 1 min de leitura
A área de procurement tem se tornado cada vez mais estratégica dentro das empresas. Processos burocráticos e meramente operacionais já não fazem parte do que se espera de um departamento de compras.

Em contrapartida, o procurement está se preparando para lidar com um cenário de crescente transformação digitalPrincípios plataformas que visam maximizar os resultados da companhia, como o CAP Platform, suíte digital da Iteris que oferece visibilidade, eficiência e controle, ganham espaço e as atribuições da área tornam-se progressivamente estratégicas.

Na prática, o procurement estratégico se fundamenta na construção de planos de longo prazo alinhados à estratégia de negócios, considerando gestão de fornecedores, negociações, confiabilidade, processos, protocolos, redução de custos e colaboração para que as companhias atinjam seus objetivos centrais.

Para que os impactos do procurement sejam positivos na tomada de decisão e nos resultados da empresa, todos os departamentos devem trabalhar em conjunto para identificar gargalos, propor melhorias e integrar esforços.

Quando o intuito é maximizar o potencial de sucesso das operações da área, a adoção dos princípios do Procurement That FlowsTM se torna uma grande aliada. A jornada, que se baseia em 9 passos essenciais e progressivos, começa por simplificar as operações, passa pela adaptação ágil de processos até conquistar o impacto estratégico.

Reunimos os 3 passos finais da jornada do Procurement That FlowsTM, que auxiliam sua empresa a garantir uma atuação mais estratégica para a área de aquisições.

1. Reconhecimento

As áreas de negócios reconhecerem os processos como essenciais para o andamento das atividades, sabendo como e quando utilizá-los de maneira fluida e necessária, e não apenas executando seu papel burocrático.

 

2. Liderança

Ao realizar uma gestão centralizada de custos, a área de compras adquire crédito por otimizar despesas, risco, conformidade. Além disso, fornece dados relevantes para as lideranças e tomadores de decisão, trazendo à tona elementos essenciais para a lucratividade e competitividade das empresas.

3. Propósito

Para completar a jornada dos 9 princípios do Procurement That FlowsTM, o sistema atinge um grau de maturidade em que é capaz de trazer ordem ao caos. Assim, o procurement é visto pelas áreas parceiras como setor estratégico, conquistando lugar à mesa para também liderar decisões e negociações imprescindíveis aos objetivos gerais da companhia.

Quer saber como construir um fluxo efetivo e integrado para a área de Procurement? Acesse aqui.