Artigo

Delfos: como a IA no CAP pode melhorar a experiência do usuário

IA
14 ago 24 3 min de leitura

A inteligência artificial chegou para ficar. Cada vez mais inserida no dia a dia corporativo, essa tecnologia tem mudado a forma como as equipes realizam tarefas e tomam decisões. De acordo com o relatório “Next stop, next-gen“, da Accenture, empresas que utilizam IA e outras tendências tecnológicas podem ser até 23% mais lucrativas. 

Foi pensando neste cenário que a IA no CAP foi desenvolvida. O Delfos, ferramenta de inteligência artificial, tem transformado a experiência dos usuários da plataforma de automação de processos da Iteris. Com mais de 100 clientes ativos, o CAP tem inovado ao permitir ações como consultas e relatórios diretamente pelo assistente de IA do produto. 

Entenda como a inteligência artificial no CAP tem modificado a utilização da plataforma e melhorado a experiência dos clientes com o produto.  

Inteligência artificial e automação de processos 

No cenário empresarial atual, a automação de fluxos de trabalho tornou-se imperativo para organizações que buscam eficiência operacional e competitividade. A aplicação da Inteligência Artificial (IA) à automação de processos é um dos avanços mais significativos nesse contexto, oferecendo soluções inovadoras que transformam a maneira como as empresas operam.  

Historicamente, a automação de workflows se concentrou na eliminação de tarefas repetitivas e manuais, permitindo que os funcionários se concentrem em atividades de maior valor. No entanto, essas soluções tradicionais têm suas limitações, especialmente quando se trata de tarefas complexas que requerem tomada de decisão e adaptação a variáveis dinâmicas. 

A IA, com suas capacidades de aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e reconhecimento de padrões, leva a automação de processos a um novo patamar. Ao integrar a IA com automação de workflows, as empresas podem criar sistemas automatizados mais inteligentes e adaptáveis, capazes de lidar com tarefas complexas e dinâmicas.  

Dentre as melhorias, destacam-se a capacidade de processamento de documentos não estruturados, o atendimento ao cliente com chatbots ou assistentes virtuais e a análise de dados em grandes volumes e em tempo real. 

IA no CAP: Delfos em ação 

Sempre atento às tendências de mercado, a IA no CAP surge com a intenção de promover a otimização das funções da plataforma e elevar a experiência dos usuários. Com isso, foi criado o Delfos: assistente virtual da plataforma que facilita o dia a dia de quem acessa o CAP, além de ajudar nos processos em andamento ou novos. 

Desenvolvido com base na inteligência artificial generativa, o Delfos permite que o usuário experimente uma nova forma de utilizar o produto.  O principal objetivo da implementação da IA no CAP é liberar mais tempo e recursos às atividades estratégicas, enquanto as tarefas repetitivas são realizadas rapidamente pela plataforma. Para isso, a ferramenta prioriza a linguagem natural, que oferece maior facilidade nas interações. 

O acesso à ferramenta pode ser feito pela barra lateral da tela inicial do produto, onde se encontram outras funcionalidades, como o Analytics e as Solicitações ativas. Ao acessar o Delfos, um chat é aberto automaticamente permitindo ao usuário tirar dúvidas como: 

  • Informações técnicas sobre o CAP 
  • Informações sobre a melhor forma de utilizar o produto 
  • Informações sobre solicitações e tarefas 

De forma bastante dinâmica e intuitiva, a IA no CAP tem ajudado os clientes a solucionar problemas e agilizar ainda mais a edição e conclusão de fluxos de trabalho automatizados. Dentre as atividades mais requisitadas pelos clientes ao utilizar o Delfos, estão: 

  • Dúvidas sobre tarefas pendentes; 
  • Consultas a status de solicitações; 
  • Tarefas que estão próximas do vencimento, ou que já ultrapassaram o SLA; 
  • Informações sobre uma solicitação em específico ou todas as abertas. 

Em relação à segurança da informação, a IA no CAP foi implementada de forma que preserve a governança dos dados de cada cliente. Isso porque o Delfos é alimentado pela base de dados do CAP, mas restringe as informações específicas a cada sistema e permissões do acesso. Ou seja, durante a utilização do assistente de inteligência artificial, são fornecidas somente respostas cujo conteúdo esteja disponível ao perfil do usuário. 

Desde que foi lançada, a IA no CAP tem sido uma grande aliada no dia a dia de quem utiliza a plataforma de automação de processos. O produto, que lançou neste ano o aplicativo para smartphone, tem investido em tecnologias como a inteligência artificial para trazer sempre mais inovações e benefícios aos clientes.  

Quer conhecer mais sobre a IA no CAP? Entre em contato com nossa equipe e solicite uma demonstração.