Identity governance and administration: como trabalhar com o IGA no CAP?
Identitity Governance and Administration é um conjunto de práticas que permite gerenciar de forma eficiente os acessos e identidades dos usuários de sistemas corporativos. Em outras palavras, o IGA aumenta a visibilidade sobre os níveis de acesso e ajuda a entender quais controles devem ser implementados para prevenir riscos.
O IGA combina dois fatores importantes: a gestão e a administração de identidades. Enquanto a gestão de identidades é responsável pela visibilidade, definição e gerenciamento de funções, atestação, relatórios e estatísticas, a administração de identidades permite o controle das contas, credenciais, usuários e dispositivos, provisionando e gerindo permissões.
O CAP Platform possui um módulo dedicado ao IGA, com funções que auxiliam os usuários na gestão de identidades e acessos. Entenda como a ferramenta atua nesse contexto.
Por que as organizações precisam do identity governance and administration?
No contexto corporativo, o aumento da digitalização de processos representa um maior número de dispositivos, usuários e informações existentes, seja nos ambientes on-premisse, em nuvem ou remotos. Com ecossistemas que exigem uma alta complexidade de governança de dados, é extremamente necessário administrar a identidade e os acessos dos usuários de forma eficiente.
Caso sejam concedidos acessos excessivos ou desnecessários aos sistemas, aplicações ou dados para determinado usuário, isso pode se tornar um problema. O risco à segurança pode aumentar, além de tornar a empresa vulnerável a ciberataques e violações de dados.
É nesse cenário que o IGA se torna uma solução interessante. Com as práticas de identity governance and administration é possível ratrear e controlar o acesso dos usuários, seja em sistemas locais ou baseados em nuvem. Assim, a proteção dos dados se torna maior à medida que o gerenciamento dos níveis de acesso seja adequado a cada perfil de conta.
Para além da segurança digital, as práticas de gestão e administração de acessos garantem ainda outro benefício importante às organizações. Com os controles adequados de IGA, o negócio minimiza riscos, mantendo assim a conformidade regulatória com as principais normas de cada setor.
Como funciona o módulo de IGA do CAP?
Desenvolvido pela Iteris, líder no mercado de consultoria e software, o CAP Platform oferece soluções robustas de identity governance and administration. Com alto poder de automação de processos, o CAP contém ferramentas que combatem as principais dores do negócio, relacionadas à gestão de identidade e acessos, como:
- Dificuldade na gestão de identidade e provisionamento
- Alto volume de requisições de acessos
- Ocorrência de acessos conflitantes e re-certificação
- Tempo gasto com gerenciamento de senhas (reset e troca)
- Impossibilidade de concessão e revogação automática de acessos
O módulo de IGA do CAP disponibiliza features que aumentam a segurança da informação, além de otimizar os processos relacionados ao identity governance and administration. Um deles é o inventário de acessos, que permite ao usuário conferir quais sistemas estão em uso pela corporação e quais perfis de contas estão disponíveis em cada um deles.
Outra função importante oferecida pelo CAP é o bloqueio de acessos conflitantes. Isso evita a sobreposição de permissões em sistemas diversos, garantindo maior confiabilidade aos acessos concedidos. As aprovações de solicitações relacionadas a identity governance and administration podem ser realizadas via e-mail, o que facilita o fluxo das tarefas, mesmo que o responsável pela etapa não esteja no contexto do CAP.
Para o acompanhamento dos processos relacionados ao IGA, o CAP ainda disponibiliza dashboards personalizados, que facilitam a visualização dos resultados e tornam os fluxos mais auditáveis.
Onboarding e Offboarding de colaboradores com o CAP
O CAP possui workflows desenhados especificamente para a concessão e revogação de acessos. Esse recurso, somado à possibilidade de integração automática com a folha de pagamento ou base de terceiro, gera um benefício importante para o cenário empresarial.
Em situações de onboarding de novos colaboradores, o CAP automatiza processos como a criação de usuários de rede e o provisionamento de contas de e-mail (Office 365 / Exchange). Além disso, ele contribui para a agilizar a permissão às pastas em rede, a liberação de acesso à VPN e VoIP (Cisco) além de facilitar a concessão de acesso em legados e SaaS.
Já no offboarding de funcionários, a plataforma possui outros benefícios importantes para garantir a segurança dos sistemas. Com o CAP, é possui bloquear imediatamente após a comunicação do desligamento o acesso de usuários à rede. Isso incluir o bloqueio de contas de e-mail, a revogação de acesso às pastas do sistema e à VPN ou VoIP e o bloqueio em legados em SaaS.
Os fluxos de identity governance and administration relacionados ao Onboarding e Offboarding de colaboradores ajuda a resolver dúvidas frequentes durante esses processos, como:
- Quem tem acesso a um sistema?
- Quem aprovou determinado acesso?
- Qual sistema cada colaborador deve acessar?
- Para quem o funcionário deve solicitar acesso?
- Quem é responsável por aprovar um acesso?
- A quais sistemas um usuário específico deveria ter acesso?
- Quais acessos ainda são válidos (certificação de acessos)?
Com a automação do CAP, é possível vaibilizar a produtividade do colaborador desde o primeiro dia, já que todos os acessos necessários já estarão disponíveis a ele. Além disso, a centralização do controle de acesso melhora a auditabilidade dos processos. A implementação do CAP para práticas de identity governance and administration ainda ajuda a eliminar as tarefas de baixo valor agregado nas equipes de RH, TI e outras, aumentando o foco em atividades mais estratégicas, além de reduzir custos com service desk.
O CAP ainda permite integração aos principais sistemas corporativos, facilitando o acompanhamento dos worfklows de IGA de ponta a ponta.
identity governance and administration merece a atenção de qualquer negócio que deseja priorizar a segurança da informação e minimzar riscos de ataques cibernéticos e vazamentos de dados. O CAP pode ajudar sua organização automatizando e simplificando os processos dessa prática. Fale com nossos especialistas e conheça mais sobre nossa plataforma.